segunda-feira, 14 de agosto de 2017


   No período da baixa Idade Média o sistema capitalista se impõe sobre o sistema feudal.

    No século XIV o feudalismo entrou em crise, basicamente quando os burgueses mudavam do campo para a cidade, passando a movimentar o comércio diante desse processo os senhores traçaram estratégias para estruturar a economia da época.
   Não se tem uma data específica que descreva diretamente essa transição de feudalismo para capitalismo.
  Fato histórico com relevância, opostos de certa forma, apesar de aparecerem juntos por um breve período.
   Com a industria o capitalismo passou a ser dominante mas promovendo a movimentação do trabalho nas cidades.
   Os bancos, bolsas de valores faz parte da evolução do capitalismo ao longo dos séculos.



Adm: Débora Veras 1 C

8 comentários:

  1. Complementando
    O Feudalismo foi a forma econômica que deu origem ao capitalismo que é usado em muitos países nos dua de hoje por exemplo
    Estados Unidos

    Japão

    Alemanha

    Canadá

    França

    Itália

    Reino Unido

    Rússia

    Brasil

    Austrália

    Nova Zelândia

    África do Sul

    Argentina

    Chile

    Uruguai

    Holanda
    O avanço do capitalismo já aconteceu nos países da África, Ásia, América do Norte, Europa e América Latina.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o capitalismo aconteceu em
    uruguai
    chile
    argentina
    africa do sul
    etc

    guilherme silva paes landim
    numero : 55

    ResponderExcluir
  4. muito bom o trabalho que você fez eu procurei saber mais sobre o feudalismo e entendi muito, vou complementar mais o seu trabalho sobre a crise do feudalismo e mais algumas coisas.

    A discrepância entre a capacidade produtiva e a demanda de consumo retraiu as atividades comerciais e a dieta alimentar das populações se empobreceu bastante. Em condições tão adversas, o risco de epidemias se transformou em um grave fator de risco. No século XIV, a peste negra se espalhou entre as populações causando uma grande onda de mortes que ceifou, aproximadamente, um terço da Europa. No século XV, o contingente populacional europeu atingia a casa dos 35 milhões de habitantes.

    A falta de mão de obra disponível reforçou a rigidez anteriormente observada nas relações entre senhores e servos. Temendo perder os seus servos, os senhores feudais criavam novas obrigações que reforçassem o vínculo dos camponeses com a terra. Além disso, o pagamento das obrigações sofreu uma notória mudança com a reintrodução de moedas na economia da época. Os senhores feudais preferiam receber parte das obrigações com moedas que, posteriormente, viessem a ser utilizadas na aquisição de mercadorias e outros gêneros agrícolas comercializados em feiras.

    Aluno: Ricardo Araujo De Souza
    1 C

    ResponderExcluir
  5. O feudalismo foi tratado pelos homens do Renascimento Cultural como um período de obscurantismo da história europeia, por ter sido a cultura greco-romana suplantada pela cultura religiosa cristã.
    Aluna : kethly de Almeida

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bom.Só para complementar, o feudalismo segundo o iluminista Lord Kames o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e sucedido pelo capitalismo em certas regiões da Europa Ocidental. As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado, economia baseada na agricultura de subsistência, trabalho servil e economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca (escambo).
    Aluno: Keven de Jesus
    1° C Matutino

    ResponderExcluir
  7. So para complentar mas um pouco feudalismo foi tratado pelos homens do Renascimento Cultural como um período de obscurantismo da história europeia, por ter sido a cultura greco-romana suplantada pela cultura religiosa cristã. 

    ResponderExcluir

                                 Pré-História nos dias Atuais                  Podemos perceber que na atualidade estamos no co...