terça-feira, 19 de setembro de 2017

Sistema Feudal

Sistema Feudal
Baixa Idade Média
   
 Uma das principais características da Baixa Idade Média é o início da crise que o sistema feudal. Por volta do século XI, as invasões de bárbaros cessaram. Isto garantiu aos europeus um período de relativa paz, pois a chegada de um novo povo sempre desencadeava uma série de batalhas. A Igreja católica, aproveitando este momento, promoveu um período de paz e proíbe os conflitos entre os nobres (com ameaças até de excomunhão).
   O inimigo, segundo a Igreja Católica, não deveria mais ser um cristão e sim os povos de outras religiões, principalmente os mulçumanos (discurso que culminaria nas Cruzadas). Outro motivo que forçou os nobres a se lançarem as Cruzadas foi o constante aumento populacional que o período pacífico proporcionou. Em todas as regiões europeias o número de natalidade superava o de mortalidade.
   Todos esses acontecimentos caracterizam o início da Baixa Idade Média. Os árabes consideram este movimento como o primeiro surto imperialista europeu, contudo existem muitas diferenças com o recente neocolonialismo.
   A necessidade de aumentar os territórios era uma resposta para o crescimento populacional. Este último exigia uma quantidade maior de alimentos já que a produção alimentícia era deficitária em boa parte da Europa. A fome foi um dos primeiros sintomas desta crise que fundaria o sistema feudal. A principal atitude de muitos servos foi a mudança para a cidades, e isso contribuiu para o renascimento comercial e urbano em muitos locais da Europa. Rotas comerciais e feiras urbanas ressurgiram em pontos estratégicos. Cidades “patrocinaram” as expedições contra os muçulmanos do Oriente Médio. Mas estes burgueses não visavam a nenhum fim religioso e sim á abertura do mar Mediterrâneo para o comércio.  A retomada da participação do comercio no mar Mediterrâneo permitiu aos comerciantes europeus (principalmente destas duas cidades) um enriquecimento formidável com a comercialização das especiarias- principal produto do Mediterrâneo. Outra região importante, que desenvolveu o comércio, foi o norte da Europa, com a Liga Hanseática, que consistia numa associação de mercadores. Esta liga realiza o controle do mar do Norte e possuía ligações comerciais com os empreendedores italianos.
   As formações destas cidades aconteciam em torno de castelos medievais, Dentro de um território de algum senhor feudal. Geralmente estes nobres não se sentiam á vontade para a formação de centros urbanos dentro de suas terras, contudo o poder aquisitivo de alguns habitantes permitiu a compra ou a conquista (muitas vezes com o uso da força militar) do local onde moravam que assim era denominado burgo. Os principais comerciantes ou artesãos destas cidades eram denominados burgueses. Esta nova classe foi a responsável pelo desenvolvimento de um novo sistema econômico que mudaria, mais adiante, o comportamento de todo o planeta: o capitalismo.
Responda
1-De acordo com o texto quais as principais características da baixa Idade Média?
2-O que foi um dos primeiros sintomas da crise que fundaria o sistema feudal? E Qual foi a principal atitude de muitos servos?

Alunas: Rayane Nascimento e Khetly Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                 Pré-História nos dias Atuais                  Podemos perceber que na atualidade estamos no co...