segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Renascimento

                                          Renascimento                                          O renascimento foi o período da história marcado entre o   fim dos séculos XIV e XVI. O período foi uma era de transformações e inovações na cultura, nas artes, na sociedade, na economia, na política e na religião. Chamado assim pela redescoberta e revalorização das culturas da antiguidade clássica. Foi assim literalmente um renascimento citado por muitos historiadores como a descoberta do homem e do mundo. Grandes mudanças marcadas e penetradas até hoje em nossa história, como o fim da Idade Média e o inicio da Idade Moderna, o fim do feudalismo e o inicio do capitalismo.                                        

     O renascimento teve suas primeiras manifestações na Itália como centro as cidades de Florença e Siena e logo depois se dividindo e se espalhando pelo restante da Itália e por praticamente todos os países da Europa. A Itália sempre foi o lugar onde o renascimento teve mais espaço, entretanto alguns outros países também tiveram importantes manifestações renascentistas, como a Inglaterra, Alemanha, Espanha, Portugal e Países Baixos.


        O humanismo foi um dos principais valores cultivados renascentismo com muitos conceitos variados como o neoplatonismo, antropocentrismo, hedonismo, racionalismo, otimismo e individualismo. O humanismo floresceu no homem novas ideias sobre a vida e sobre o mundo e abriu novos horizontes na ciência, na filosofia e nos sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa Uma revalorização da Antiguidade Clássica mas também uma inovação de suas ideias, culturas e filosofias.
Na era medieval o homem era visto como criatura vil, mas com o renascimento o homem já era mais livre, mais aberto para tudo, com mais criatividade e poder.Embora tenha então no fim do século XVI se perdido de novo com a volta do pessimismo, do ceticismo, da ironia e do progmatismo.O renascimento e dividido em três partes, Trecento, Quattrocento e Cinquecento, equivalentes aos séculos XIV, XV e XVI com um breve intervalo entre as duas ultimas chamado de Alta Renascença.O renascimento e dividido em três partes, Trecento, Quattrocento e Cinquecento, equivalentes aos séculos XIV, XV e XVI com um breve intervalo entre as duas ultimas chamado de Alta Renascença.

O Trecento foi a preparação para o renascimento, ainda com muitas dificuldades e conflitos onde o renascimento somente rodeava algumas poucas cidades da Itália como Florença, Pisa e Siena. O Quattrocento viu o renascimento chegar a sua era de ouro, onde suas filosofias e culturas junto do humanismo se espalharam por toda a Europa, logo depois veio a Alta Renascença no fim do Quattrocento e nas primeiras décadas do Cinquecento, marcadas principalmente pelo auge das artes renascentistas.

E por fim o Cinquecento a derradeira face da Renascença, surgiram então os grandes artistas renascentistas em Roma e as recriações práticas, sociais e culturais dos tempos da Antiguidade Clássica.Na sequência do saque de Roma de 1537 e da contestação da autoridade papal pelos protestante, o equilíbrio político do continente se alterou e sua estrutura sociocultural foi abalada, houve então a reforma protestante e a nova arte que surgiu inspirada no classicismo o traduziu em formas de inquietas, ansiosas, distorcidas, agitadas, ambivalentes, apegadas a preciosos intelectos, características que refletiam os dilemas do século.



                                 Pense Também-Perguntas Analíticas 

1- Em sua opinião, qual foi o maior marco do Renascimento ?

2- Por que o Renascimento foi uma mudança tão importante na história ?


3- Quais as principais mudanças que aconteceram durante o Renascimento ?



 Alunos: Keven de Jesus e Matheus Domingos 
 Serie: 1° C Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

                                 Pré-História nos dias Atuais                  Podemos perceber que na atualidade estamos no co...